Se você possui um blog ou site onde é possível a inserção de comentários, ou mesmo contendo um formulário de contato, já deve ter recebido algum spam como comentário – e se não recebeu, infelizmente, isso será uma questão de tempo. Isso acontece muito, independente da plataforma onde seu blog/site esteja hospedado. O objetivo desse artigo é mostrar como utilizar o plugin Invisible Captcha para acabar com o spam em seu blog hospedado em WordPress.
Por que ocorre tanto spam?
Ocorre muito spam na internet por causa dos spambots, que são programas que procuram endereços de e-mails e campos para digitação de comentários em blogs/sites, de forma a disseminar propaganda indesejada. Bot é a contração de “robot” = robô em inglês, portanto, spambot seria um robô de spam (ou robô para envio de spam).
Então, os spambots ficam “circulando” pela net, à procura de qualquer formulário de contato ou campo de comentários para preencher com suas propagandas. Vale lembrar que os nomes de usuários e endereços de e-mails contidos num spam também são preenchidos pelos spambots.
Como evitar spam com o Invisible Captcha?
Para evitar o spam com o Invisible Captcha basta fazer um procedimento bem simples: Instale o plugin! Ele não precisa de nenhuma configuração – até há algumas opções, porém, não é necessário mexer nelas.
Como funciona o Invisible Captcha?
Seu funcionamento também é bem simples: Os spambots geralmente procuram numa página de internet, no código HTML, os campos característicos de um comentário – Nome, e-mail e comentário. Encontrando esses campos, o spambot preenche-os e aí envia o comentário.
Porém, o Invisible Captcha cria, através de código CSS, um campo invisível ao leitor, que os spambots conseguem “enxergar”. Se no envio do comentário esse campo invisível for preenchido, então ele foi preenchido por um spambot – já que nós, leitores, não conseguimos preenchê-lo. Se foi preenchido por um spambot o comentário vai direto para a pasta Spam dos comentários do WordPress.
Exemplo do número de spams em comentários
Abaixo segue figura contendo o número de spams que tive em meu outro blog, o Simples Assim. Veja que até a publicação desse artigo o Simples Assim tinha 1760 spams, e esse número foi somente em uma semana!
Portanto, essa é a dica, instale o Invisible Captcha e faça testes, o resultado será ótimo!
Gostou do artigo?
Então não deixe de curtir nossa página no Facebook e nos seguir no Twitter.
Olá Iúri,
Dica bacana, não conhecia o plugin, parece ser extremamente útil.
O meu problema maior esta sendo com os SPAMs manuais, onde a própria pessoa dona do site/blog, vai até meus artigos e deixa comentários.
O detalhe maior é que esta conseguindo inclusive burlar a minha moderação, ou seja, ao invés do comentário ficar aguardando moderação, como todos os outros, ele entra direto.
Vou testar o plugin, e depois eu volto para deixar o meu feedback.
Abraço!
Excelente dica, mas faltou dizer com quantos comentários de spam ficou depois de usar o plugin. Na semana anterior tinha 1760. E depois?
Excelente dica heim. Gostei muito do post. A ideia do invisible é bacana, uma boa ideia de driblar usando css.
Como compara com o Akismet? É melhor? Ou pior?
Estava à procura disso. Obrigado e parabéns pelo blog.
Impressionante como as vezes um simples detalhe ajuda tanto. Eu vivo recebendo comentários de spam no meu site, vou colocar em prática pra ver se dá certo. Já ouvi dizer que usar popups também ajuda a reduzir spam? É verdade isso?
Vou testar esse plugin, não aguento mais receber spam nos contatos, é um atrás do outro, valeu.
Caramba! Valeu dimais! Estava procurando como resolver isso 👏👏👏👏
Já usei esse plugin, é bom mesmo.
Uso o Re Captcha há alguns anos, realmente tem resolvido bastante o problema de Spam, contudo, me identifico com o comentário do Iuri, pois muita gente tem deixado ou melhor feito Spam de forma manual.
Vão indo site a site copiando e colando.
Parabéns pela matéria.
Estava precisando disso para salvar meu site…