Skip to content

14 de julho de 2011

6

Você Está Seguro na Internet?

Você está seguro na internet?

Sem dúvida esse é um assunto que sempre está em vigor na internet, e até mesmo nos telejornais, principalmente quando ocorre a invasão de um grande site, ou uma pessoa comum recebe um golpe através do roubo de senhas de acesso ao internet banking.

Além disso, gostaria de fazer considerações sobre o último post do blog Dicas de Tecnologia.com: Saiba a Diferença entre HTTP e HTTPS.

De modo a não ficar mal entendido o que disse no último post, é importante destacar que saber a diferença entre os protocolos HTTP e HTTPS é somente para entender qual é a diferença, tendo em vista que para a navegação do usuário não há diferenças, ou seja, as diferenças são “transparentes” ao usuário.

Então, surge uma pergunta:

Como saber se estou seguro na internet?

Essa pergunta não é fácil de responder, até porque há inúmeros modos de se atacar vulnerabilidades em um computador e/ou rede de computadores. Porém, mesmo assim podem ser dadas algumas dicas de modo a aumentar sua segurança enquanto navega na internet. Apesar de serem dicas simples, o descumprimento de tais dicas pode trazer péssimas conseqüências a você ou ao seu computador, no caso de um ataque (invasão) ou mesmo na instalação de um vírus.

Você está seguro na internet?

Vamos às dicas!

  1. Mantenha seu antivírus atualizado: Parece simples, e é. Porém, muitos internautas não se preocupam com isso, ou não o atualizam com freqüência, o que é um grande equívoco. Na verdade atualmente os melhores antivírus se atualizam sozinhos, só que antes mostram alguma mensagem de que estão desatualizados, sendo ignorados pelos usuários. Quer um antivírus rápido, grátis e em português: baixe o Avira antivírus.
  2. Instale um firewall: Em tradução livre o termo firewall significa parede de fogo, sendo “essa parede” que te protegerá de conexões indesejadas da internet. O Windows já possui um, porém, em vários sites da internet há informações de que ele não é tão seguro quanto os programas de “renome” na internet.
  3. Não clique em links de e-mails suspeitos: Pelo menos 1 vez na vida digital alguém já recebeu um e-mail de uma pessoa desconhecida, falando das fotos “daquela festa”, ou da “traição do seu vizinho” – o que acaba sendo tentador para clicar e ver os flagras. Algumas dessas vezes o remetente do e-mail pode até ser uma pessoa conhecida, mas pela forma de tratamento dentro do e-mail se pode perceber que é um golpe. Portanto, se quiser descobrir se um link num e-mail é perigoso, visite o post  Como Saber se um Link no E-mail é Perigoso? no blog Simples Assim.
  4. Matenha seu sistema operacional atualizado: Sabemos que vez ou outra surge uma nova brecha de segurança em sistemas operacionais, especialmente no Windows. Portanto, utilize o programa de atualização do sistema operacional (exemplo: Windows Update) para obter as correções de tais brechas – assim que elas forem publicadas.
  5. Cuidado com as páginas que acessa: Você estará muito mais vulnerável ao acessar um site de seriais de programas ou conteúdo adulto do que um site de notícias – alguns desses sites enviam ao seu computador páginas de internet com códigos maliciosos.
  6. Não clique em pop-ups: Os pop-ups são aquelas janelinhas que surgem em vários sites, geralmente com propaganda, e também podem instalar programas maliciosos em seu computador.

Fazendo isso eu estarei seguro?

A grande verdade é que nunca se está 100% seguro na internet, pois sempre novos vírus estão em desenvolvimento, e novas brechas de segurança são descobertas. Porém, essas dicas te ajudarão bastante a se manter longe de problemas na internet.

Gostou do que leu?

Então, ajude-nos a divulgar o trabalho do blog Dicas de Tecnologia.com.

Muito obrigado! E deixe seu comentário.

Imagem: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net

6 Comments Post a comment
  1. jul 15 2011

    Iúri,

    Dicas muito valiosas, pena que a maioria das pessoas não segue.

    Assim como muitos, também não recomendo o uso do firewall do Windows. Ele não protege nada, e acaba por travar somente programas legítimos.

    Recomendo a aquisição do Kaspersky Internet Secure 2011, que é anti-vírus, e tem um bom firewall também.

    Abraço!

    Responder
    • jul 15 2011

      Olá Matheus,

      Já ouvi falar muito bem do Kaspersky, obrigado pela dica, que também é muito valiosa.

      Infelizmente muitos não usam essas dicas, e ficam expostos do mais simples spywares aos mais complexos vírus.

      Um abraço.

      Responder
  2. Lenita
    jan 14 2012

    Recebí um email de uma pessoa conhecida com somente um linck no campo de mensagem dizendo: ‘click here’.
    Quando ponho o mause sobre o link no aparece nenhuma informação no navegador. Mas o título da mensagem é de tema conhecido por mim. Já pergntei ao meu amigo se ele me enviou o email mas até agora não respondeu.
    Estou curiosa e quero abrir o link, como posso fazer isso sem pegar vírus?
    Se puder ajudar, agradeço.

    Responder
  3. willian
    abr 2 2012

    Não Da Para Abrir Sem Pegar Virus e Sim Isso Foi Um Virus Que Ele Te Mandou.

    Responder
  4. Gabriel Tobit
    set 3 2012

    Gostaria De Saber se Quando a Pessoa Abri Alguns Joguinhos Pequenos Que De Vez Em Quando Aparece Em Sites Tipo Para Acertar Iphones Entre Outros Se a Pessoa Clickar Ela Poderá Receber Vírus?

    Responder
  5. fev 1 2016

    Obrigado. suas dicas foram boas. principalmente porque estou montando um site e me ajudou muito. Obrigado.

    Responder

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments

CommentLuv badge

Notifique-me sobre novos comentários por e-mail. Você também pode inscrever sem comentar.

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.
%d blogueiros gostam disto: