Skip to content

19 de maio de 2011

18

Firefox ou Chrome: Estou Trocando Porque…

logo-firefox-google-chrome

Quem acompanha há algum tempo o blog Dicas de Tecnologia.com deve ter lido alguns posts sobre o Google, sendo que em um deles foi tratado um assunto específico: as extensões para o Google Chrome.

Nesse post foi tratado um assunto que ainda faz com que muitos usuários de outros navegadores (browsers) deixem de utilizar o Chrome: onde encontrar extensões para o Chrome. Porém, quando comecei a pesquisar o assunto, percebi que isso deixou de ser um diferencial do Firefox para os outros navegadores – sem dúvida o Firefox possui inúmeras extensões, mas o Chrome também possui.

Além disso, há outros detalhes que estão me levando a refletir sobre parar de utilizar o Firefox, para passar a utilizar o Chrome. Vamos aos motivos então!

Velocidade de inicialização

Não venho aqui para mostrar estatísticas de rapidez ou demora no tempo de inicialização do Firefox ou do Chrome, mas o Chrome abre bem mais rápido do que o Firefox – apesar de que, com os atuais processadores i3 / i5 / i7, com grandes quantidades de memória, a diferença entre esses tempos tem se tornado cada vez menor.

Velocidade na abertura e transição de abas

Essa é outra velocidade difícil de medir, porém, faça um teste: mantenha pressionadas as teclas CTRL+TAB, com as mesmas páginas nos navegadores, e perceba como o Chrome alterna entre abas mais rápido que o Firefox.

Utilização da memória

Esse sem dúvida tem sido o fator mais importante para que eu comece a utilizar o Chrome com mais freqüência. Querendo ou não, o Firefox é um grande “devorador” de memória, sendo que a memória que é utilizada quando várias guias são abertas não é rapidamente liberada. Na figura abaixo foi aberto o gerenciador de tarefas do Windows, para uma inspeção da utilização de memória pelos navegadores.

Uso da memória Firefox Chrome

Se somarmos todas as instâncias do Chrome, chegamos ao valor de memória virtual ocupada de 383,4 MB, enquanto o Firefox está ocupando 390,4 MB. Então, se a diferença entre o consumo de memória é tão baixa, por que mudar?

A resposta é simples: além da agilidade do Chrome, cada Chrome.exe que é visto no gerenciador de tarefas é uma nova aba, ou seja, cada aba que é fechada, a memória é automaticamente liberada, o que é um pouco diferente do Firefox. Se você passar o dia todo abrindo e fechando abas no Firefox, você perceberá que a memória ocupada pela aba não é liberada, como é no Chrome.

Outro detalhe sobre o gerenciamento de memória do Chrome

Parece um detalhe simples, mas para quem gosta de acompanhar o desempenho do sistema operacional (Linux ou Windows) quando o assunto se trata de gerenciamento de memória, ele tem mais uma ferramenta interessante: seu próprio gerenciador de tarefas. Para acessá-lo, com o foco na janela do Chrome basta pressionar a combinação de teclas SHIFT+ESC, que a janela abaixo aparecerá.

gerenciador_tarefas_google_chrome

E se você quiser conhecer mais estatísticas, clique na opção Estatísticas para nerds. Além de surgirem as estatísticas do Chrome, caso o Internet Explorer ou o Firefox estejam abertos, surgirá também dados relativo à utilização de memória desses navegadores.

E você, o que acha do Firefox e do Chrome? Qual você utiliza? E qual você prefere?

18 Comments Post a comment
  1. Olá, Iúri!

    Eu sou um dos caras mais suspeitos em todo o mundo para opinar sobre este assunto. Sou grande fã do Google Chrome desde que foi lançada sua primeira versão beta. E olha que fui direto do IE para ele, sem passar por nenhum outro browser.

    Seu visual despojado e sua grande velocidade me conquistaram logo de cara. Com o avanço das versões e a disponibilização das extensões, ele ficou perfeito.

    E, claro, há todos os aspectos técnicos que você cita neste artigo que tornam o Chrome uma ótima escolha.

    Um abraço!

    Responder
    • jun 1 2011

      Olá Adelson,

      Para falar a verdade eu uso a pouco menos tempo o Chrome; porém, já conhecia a tempos sua velocidade. Mas o que me impressionou foi o gerenciamento de memória, tem quem superado o do Firefox.

      Um abraço!

      Responder
  2. mai 20 2011

    Olá Iúri,

    O Chrome é realmente excelente, eu tenho alternado entre o Firefox e o Chrome. Só não migrei ainda para ele, porque ele tem um defeito que para mim é imperdoável, não tem o recurso de só abrir o arquivo, igual aos outros demais navegadores.

    Parabéns pela postagem!

    Abraço!

    Responder
    • jun 1 2011

      Olá Matheus,

      Eu ainda acabo alternando entre os navegadores; porém, no geral tenho utilizado mais o Chrome do que o Firefox. Como disse no título do post, ainda “estou trocando…” (não tem jeito, tem que ser no gerúndio mesmo).

      Um abraço.

      Responder
  3. mai 25 2011

    Com relação ao post, concordo na mesma medida que discordo. Você esqueceu de citar o uso do tempo do processador que no Chrome, mais em versões anteriores, era totalmente exagerado! Ressalto que tanto no meu note quanto no meu desktop algumas vezes ele “dá nos nervos” pedindo excesso de recursos, sem falar que ocasionalmente ainda trava com flash. Chrome tem seus aspectos bons, mas em matéria de “estressar” seu sistema ele ainda tem muito o que melhorar. Uso tanto Chrome quanto Firefox,

    Configuração do meu notebook:

    Core 2 Duo T5450 1,66 Ghz
    2 Gb de Ram DDR2 ~667 Mhz
    128 Mb Video Compartilhado

    Responder
    • jun 1 2011

      Olá Joader,

      Como eu uso o Chrome a bem menos tempo eu não peguei a fase do alto consumo de CPU. Eu nunca tive problemas de travamento com relação ao flash, talvez a versão que você utiliza não esteja atualizado (é só uma suposição).

      Bem, com 2 Gb de RAM acredito que você não deveria ter problemas.

      Um abraço!

      Responder
  4. Gonçalo
    mai 25 2011

    Meu navegador padrão é o Firefox 4, mas utilizo ocasionalmente o Chrome e reconheço que é muito bom também, o dois consomem sensivelmente a mesma memória e ao nível de consumo do processador sabe me responder?
    Um computador minimamente atual rodará o firefox com rapidez, no meu Intel Core 2 Duo P8400 2,3gHz, com 3GB de RAM, prefiro utilizar o Firefox 4, mas talvez em celerons com 1GB ou menos de memória RAM seja preferível utilizar o Chrome devido à sua maior velocidade de inicialização a diferença é mais notória em computadores com menos capacidade de processamento. Parabéns pelo post…

    Responder
    • jun 1 2011

      Olá Gonçalo,

      Quando fiz o post fiz os cálculos e o consumo de memória entre os navegadores é equivalente. Porém, o Chrome é bem mais eficiente em liberar memória quando abas são fechadas do que o Firefox.

      Ainda falando de liberar memória quando do fechamento de abas, experimente trabalhar o dia todo com o Firefox aberto, e num outro dia com o Chrome aberto, olhando sempre o Gerenciador de Tarefas do Windows. Você verá que, lá para o meio do dia, o Chrome estará consumindo menos memória do que o Firefox.

      Fico feliz que tenha gostado do post, volte sempre!
      Um abraço.

      Responder
  5. Lucas
    jul 9 2011

    Olá

    Gostei do artigo e do blog, mas tenho que discordar a respeito do chrome. Usei a primeira versão dele ano passado (ou seria 2009? não lembro) no meu PC antigo ainda, e pra falar a verdade eu gostei, ainda que meu PC era ultrapassado, o chrome rodava bem, abria rápido, Meu PC antigo era equipado com um P4 3.0 HT e 1gb DDR400.
    Quando migrei para o meu PC atual (i5 750 rodando a 4,0Ghz, e 4Gb DDR3 1600Mhz) e fui testar o chrome, quanta diferença, o chrome demora uma eternidade para abrir, enquanto outros navegadores iniciam rapido, até o Safari abre mais rapido que o chrome aqui no meu PC, enfim, hoje uso o IE 9, Safari e FF 5.

    Responder
    • jul 9 2011

      Acredito que seu caso é isolado, já tentou reinstalar pra ver se a lentidão na abertura persiste? Quanto a inicialização o chrome em nenhuma das minhas máquinas deu esse problema. Então acredito que deve ser algum ítem em separado no seu sistema que esta atrapalhando a execução.

      Responder
      • Lucas
        jul 10 2011

        Já até formatei (não por causa do navegador, e sim para instalar o W7 em outro HD), e sempre é a mesma coisa, acredito que não seja problema no meu PC ou internet, talvez pelo fato de usar W7 64Bits, mas também acredito que não influencia, só sei que desisti do chrome.

        Responder
        • jul 10 2011

          Olá Lucas,

          Realmente o problema que você apresentou é bem diferente do que costumamos ver com o Chrome, até porque você possui uma máquina bem potente.

          Eu uso o Chrome no Win 7 64 bits, num Core i3 com 4 giga de RAM, e ainda assim o Chrome abre mais rápido que o FF. Não seria um complemento específico que você utiliza no Chrome? Verifique também se o seu Chrome está atualizado, pode ser problema de alguma versão antiga.

          Ah! Muito obrigado por gostar e comentar no blog, volte sempre! E se tiver mais alguma dúvida ou sugestão, não deixe de escrever.

          Um abraço.

          Responder
          • Lucas
            jul 11 2011

            Então Iúri, também pensei que era o único complemento que utilizava, o gmail notifier, desabilitei ele e continuou a mesma coisa, e não é versão antiga, todas as vezes que testei o chrome foram com versões atualizadas, é uma pena, pois alguns sites que frequento costumavam a carregar mais rapido no chrome que em qualquer outro navegador, o que me deixa chateado é a demora do chrome inicializar no meu PC.

  6. jul 12 2011

    Lucas,

    Realmente seu problema é instigante. A sugestão que dou é baixar o Process Explorer (primeiro item na busca com o google), e veja quais processos estão rodando antes da execução do Chrome, e depois que ele abrir – apesar de ser um chute, pode ser que algum outro programa/processo ocupe bastante CPU quando você abrir o Chrome.

    Um abraço.

    Responder
  7. NESSAH
    set 1 2011

    Meu PC é um i5 3.2 com 4gb de ram uso w7 64b tbm e com certeza o chrome é muito mais rápido que o firefox, talvez seja algum prog que ele usa que causa isso. E eu gosto muito do firefox, mas estou migrando pro chrome pq a cada att do firefox algumas coisas simplesmente param de funcionar e isso é em TODA atualização, talvez seja o contra dele ter muitas extensões.

    Responder
    • nov 15 2011

      Olá Nessah,

      Realmente quando se instala muitas extensões o FF pode ficar lento. Para não ter problemas quando de atualizações algumas vezes eu desinstalo o programa anterior para reinstalar o novo – mas só faço isso quando o programa é atualizado com frequência, e a quantidade de “versões” que são sobrescritas é muito grande.

      Porém, no caso do FF, para não perder as extensões, o jeito e instalar por cima mesmo, ou fazer um backup das extensões e recuperá-lo posteriormente.

      Um abraço.

      Responder
  8. Robson
    jun 14 2012

    Olá , atualmente nao tenho certeza qual é melhor , o chrome inicializa mais rápido(fato) ,mas o que dá nos nervos , é que ele trava mais do que o firefox , por causa desse maldito plugin flash. Já o firefox 10 e as versoes antigas acusam travamento ocasionado por javascript. Minha máquina é um notebook centrino 1.6 , com 512 de ram .

    Responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. As melhores postagens de Maio/2011 | Informática Inteligente

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments

CommentLuv badge

Notifique-me sobre novos comentários por e-mail. Você também pode inscrever sem comentar.

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.
%d blogueiros gostam disto: