Lançador de Aplicativos e o Novo Dashboard do Ubuntu 11.04

Se você baixou e instalou o novo Ubuntu – versão 11.04 -, deve ter percebido uma mudança radical na forma de acessar os programas, as áreas de trabalho e o menu de configurações. Nesse artigo daremos uma visão geral como acessar o painel de atalhos (The Dash), o lançador de aplicativos e o menu de configurações do Ubuntu 11.04. Além de mostrarmos o acesso, será indicado como configurar esses novos itens no Ubuntu 11.04 e outras novidades (clique nas imagens para ampliar).

Acessando o Lançador de Aplicativos (Painel de Atalhos)

Logo que o Ubuntu inicia, na área de trabalho é percebida uma mudança significativa. Conforme figura abaixo, percebe-se uma barra na lateral esquerda, que possui atalhos para vários aplicativos instalados, que é chamada de Lançador de Aplicativos, ou painel de atalhos.

 

Desktop destacando a barra lateral de atalhos - lançador de aplicativos

Desktop destacando a barra lateral de atalhos - lançador de aplicativos

 

Essa barra lateral é exibida sempre que se leva o mouse à extrema esquerda do desktop. Para personalizar o lançador, ou seja, adicionar um atalho para um programa, basta abrir o programa desejado, que ele aparecerá no lançador. Então, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone e escolha a opção “Manter no lançador”. Para remover atalhos de programas do lançador, basta clicar sobre o ícone com o botão esquerdo e desmarcar a opção “Manter no lançador”. Ao retirar o mouse de cima da barra, o lançador se oculta automaticamente.

Para ver todos os ícones do lançador basta mover o mouse para o topo do lançador – para ver os ícones inferiores, ou para a parte de baixo – para ver os ícones superiores. O scroll do mouse também funciona para ver os ícones do lançador.

 

 

Como faço para acessar as outras áreas de trabalho?

No lançador de aplicativos há o ícone de uma lupa: quando se clica nele, aparece um painel com as quatro áreas de trabalho disponíveis. Também é possível alternar entre as áreas de trabalho com a combinação de teclas CTRL + ALT + seta para cima (ou baixo, ou direita, ou esquerda, dependendo a área de trabalho que se deseja acessar).

 

Painel mostrando as áreas de trabalho

Painel mostrando as áreas de trabalho

 

 

 

Uma novidade no Ubuntu 11.04 é que é possível arrastar programas entre as áreas de trabalho através da visualização dessas áreas lado a lado, conforme figura acima. Faça o teste!

Como faço para acessar o Dashboard no Ubuntu 11.04 (The Dash)?

Abaixo uma figura mostrando o dashboard no Ubuntu 11.04:

 

Dashboard no Ubuntu Linux 11.04

Dashboard no Ubuntu Linux 11.04

 

É possível acessar o dashboard de dois modos: Clicando no ícone símbolo do Ubuntu no canto superior esquerdo ou apertando a tecla “Windows” – sim, essa é a ação padrão do novo Ubuntu 11.04.

Como faço para navegar nos programas através do Dashboard?

Se você clicar, por exemplo, no ícone “Aplicativos de mídia”, os ícones que aparecerão do Dashboard serão relativos à multimídia, conforme figura abaixo.

 

Dashboard Multimídia no Ubuntu Linux 11.04

Dashboard Multimídia no Ubuntu Linux 11.04

 

Para acessar os demais programas através do Dashboard, basta clicar na palavra “Multimídia” (nesse exemplo) que será exibido um menu com todas as categorias dos programas instalados. Também é possível “procurar” um programa no Dashboard clicando no campo “Pesquisar aplicativos”.

 

Menu no Novo Dashboard do Ubuntu Linux 11.04

Menu no Novo Dashboard do Ubuntu Linux 11.04

 

E como acesso o menu de configurações no Ubuntu 11.04?

Basta ver na figura abaixo:

 

Acessando o menu Configurações

Acessando o menu Configurações

 

Caso queira saber mais sobre como configurar o novo lançador do Ubuntu 11.04 (Unity), veja o post Configurando o Lançador do Ubuntu 11.04 com o CompizConfig.

E você, o que achou do novo Ubuntu 11.04? Deixe seu comentário 🙂

51 pensou em “Lançador de Aplicativos e o Novo Dashboard do Ubuntu 11.04

  1. Olá Iúri,

    Ainda não tive tempo de baixar e testar a nova versão do Ubuntu, mas me parece já muito interessante.

    A única coisa que me deixa em dúvida é, ele consome muita memória? Porque pela quantidade de recursos visuais e outros detalhes, parece que ele ficará bem lento aqui na minha máquina.

    Abraço!

    • Olá Matheus,

      Realmente essa nova versão foi bem interessante, inclusive o pacote BrOffice ficou bem mais rápido, e a compatibilidade com os arquivos do MS Office melhorou bem.

      Sobre a memória, continuo achando o gerenciamento dela pelo linux fantástico: agora estou com o Chromium aberto com 4 guias, o gerenciador de atualizações aberto, além do centro de controle, e dos 3,82 GB de memória, há 3,35 GB livres 😀

      Ontem eu utilizei esse Ubuntu no notebook de trabalho da minha esposa, que possui 2 GB de RAM, e também não ficou lento.

      Um abraço!

  2. Fiz o upgrade da versao direto pelo Upgrade Manager e deu problema aqui. Parou de iniciar com kernel Panic.
    Baixei a midia a instalei novamente.
    Sem mais problemas ate agora. Meu note e um Turion X2 2.0ghz com 2gb ram.
    ps.: Sem acentos, preguica de configurar o teclado.

    • Olá Hevandro,

      Quando atualizei da versão 9.04 para a 10.04, deu problema comigo também e preferi instalar o Ubuntu novamente. Porém, da 10.04 para a 11.04 a atualização ocorreu sem problemas.

      Um abraço.

  3. Cara, achei muito massa esse Lançador de Aplicativos do ubuntu, instalei hoje, algo que sei q ñ tem finalidade mas q sempre uso são aquelas janelas gelatinas, estavam desabilitadas, habilitei e simplesmente sumiu o Lançador de Aplicativos o tema agora está igual ao 10.10, como faço pra reabilitar o Lançador de Aplicativos ?

    Grato,

    Pablo LIma

    • Olá Pablo,

      Quando habilitei as janelas gelatinosas do Compiz também deu erro no meu Ubuntu – o tema igual ao do 10.10 é o tema clássico.

      O que fiz para corrigir foi ver quais os diretórios iniciados com ponto (.) no meu home que haviam configurações do gnome, e apaguei todos – não foi uma saída muito bonita, mas resolveu.

      Teste e diga qual foi o resultado.

      Um abraço.

  4. Muito bom! Eles realmente esconderam as configurações do sistema hehehehe.

    Outra coisa que não foi citada mas também achei bem escondido:

    O “canais de software” agora fica dentro da Central de Programas Ubuntu, no menu superior em Editar> Canais de Software.

    🙂

    • Olá Gabriel,

      Também achei que esconderam demais algumas configurações, mas no geral achei que o visual + desempenho ficou bem legal.

      Um abraço.

  5. Instalei a nova versão do Ubuntu (11.04) e estou com dificuldades em acessar e trabalhar com vários arquivos ao mesmo tempo.

    A opção do Ubuntu anterior onde todos os arquivos, mesmo minimizados, ficavam com seus ícones visíveis na barra de ferramentas era muito mais fácil.

    SYDNEY

    • Olá Sydney,

      No início é complicado mesmo, porque a filosofia com o novo lançador mudou: agora todos os aplicativos ficam com um ícone no lançador quando abertos.

      Para voltar ao desktop com a cara antiga do Ubuntu, basta fazer logoff e na tela de seleção do usuário, na barra abaixo do ícone do usuário, e escolha a opção “Ubuntu Clássico”.

      Abraços.

  6. Olá Iúri,
    tem como alterar a tela de “Atalhos” do 11.04? (Aquela que aparece quando teclamos a horrivel tecla win…)

    • Olá Cleber,

      Eu fiz várias tentativas, mas não consegui, pois as modificações no Unity conflitam com algumas opções do OpenGL. Estou à procura de mais informações, e assim que tiver sucesso em minhas tentativas publicarei no blog.

      Eu ainda prefiro a interface antiga do Ubuntu (opção Ubuntu Clássico na tela de login).

      Um abraço!

  7. Estou testantdo o ubuntu agora. A princício, o visual está realmente focado no usuário. O acesso aos menus é simples e direto. A interface está bem distribuída. Vemos, realmente, uma revolução. Com a interface Unity, o Ubuntu afasta-se da facilidade de acesso às configurações do sistema (o que é comum no universo Linux) para facilitar o acesso do usuário. Interessante decisão. Alguns irão amar, outros odiar. Att.

    • Olá Marcos,

      Também sempre achei a interface do Ubuntu limpa e de fácil utilização; porém, com o Unity, essa interface se aproximou do MacOS, mas também complicou bastante sua utilização. Por isso ainda utilizo a versão clássica 😀

      Um abraço!

  8. Olá Marcos!

    Eu também gostei muito das mudanças, principalmente na velocidade dos sitema, que parece estar mais leve do que na versão anterior. Apenas estou com um problema a respeito da barra lateral. Tem horas que ela não oculta e fica por cima dos aplicativos. Voce teve esse problema também ou sabe como resolver?

    Obrigado e abraços.

  9. Ainda não me acostumei com este novo lançador, mas vamo que vamo, vou me acostumar, cada vez tudo está mais prático, fazer o que….

    • Eduardo,

      Apesar da praticidade do Unity, eu ainda continuo utilizando a versão clássica, que é muito mais fácil de personalizar.

      Um abraço.

  10. Pingback: Configurando o Lançador do Ubuntu 11.04 com o CompizConfig | Dicas de Tecnologia.com

  11. Blz?
    Não sei por que, mas sempre que reinicio o sistema, meus aplicativos somem do lançador.

    Faço o procedimento conforme vc descreveu, o aplicativo fica no lançador, posso até fechá-lo que ele permanece ali. Mas quando reinicio o sitema, ou quando desligo os lançadores somem.
    Só ficam relamente fixados, os lançadores padrão…

    O que poderia ser?
    Grato pela atenção.
    Abraço.

    • Beleza, graças a Deus!

      O Ubuntu sempre foi um sistema muito estável, mas percebi que alguns problemas começaram a acontecer após eu fazer um update completo da versão 10 para a versão 11, talvez isso esteja acontecendo contigo.

      Como isso não aconteceu comigo, não sei como você deveria proceder, porém, posso dar uma dica: faça o backup da pasta .gconfd, e então apague a versão original (não o backup). Comigo funcionou “limpando” as configurações do Unity.

      Um abraço.

  12. Bom dia!
    Gostei da no aparência do Ubuntu 11.04, porém, estou tendo problemas para encontrar o Terminal e o Gerenciador de Pacotes Synaptic. Eram para terem mantidos os painéis onde ficam os menus: Aplicativos, Locais e Sistemas. Pois, não estou encontrando o terminal e o Gerenciador de Pacotes Synaptic. Tem como criar os painéis superiores e inferiores nessa nova versão?
    Para quem nunca utilizou o Ubuntu, e for instalar essa nova versão, vai correr para o nosso eterno inimigo “Windows”! Eu que gosto do Ubuntu, estou achando complicado, imagina quem nunca utilizou!?
    Agradecimentos pela postagem,
    Jadson.

    • Olá Jadson,

      A filosofia do Unity é bem diferente dos demais gerenciadores de janela, os atalhos serão adicionados no lançador de aplicativos à esquerda da área de trabalho.

      Para abrir o Dashboard e procurar os aplicativos, pressione a tecla Super (a tecla do Windows), e no campo pesquisar digite “Synaptic”, que o atalho para o aplicativo surgirá. Sobre a criação de painéis, não consegui criar mais nenhum.

      O que pode ser feito (e é o que estou fazendo) é utilizar a versão clássica do desktop do Ubuntu, que continua funcionando perfeitamente.

      Um abraço.

  13. Concordo com o Jadson , depois de muitos anos ultilizando o xp resolvir experimentar esse ubuntu , e ja desanimei com essa barra ridicula , e pra piorar eu não consigo desativar ela ,pra quem ja usa faz um tempo pode ser ate agradavel mas imagina o usuario do XP com uma barra lateral (para piorar) no canto esquerdo ,ninguem merece se alguem souber como retirar me avise caso não tenha como agradeço se alguem puder me indicar outra versão ,não precisar ser Ubuntu .Obrigado

    • Olá Pitico,

      Não desanime com o Ubuntu, pelo que percebi muitos usuários não gostaram do Unity – a nova interface. Porém, você pode utilizar a versão clássica da interface do Ubuntu, que é bem mais fácil de usar.

      Na tela de login há uma barra inferior, onde por padrão está selecionada a opção “Ubuntu Unity” – que é essa interface que estamos discutindo.

      Nessa opção escolha “Ubuntu Clássico”, e então você achará muito mais fácil de utilizar.

      Um abraço.

  14. Oiiiiii ! Nossa como diz o mocinho da novela :
    TÁ PUXADO !!!!!!!!!!
    Quem é UBUNTU hahahah !!
    Acho que eu gosto do Simples Assim !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Beijo Iúri , bom final de semana !!!!!!!! E eu fico aqui tentando me adaptar rs !!

    • Ei Ana,

      Que bom que voltou novamente 🙂

      Se você continuar a acompanhar o blog, vai conhecer mais sobre o Ubuntu, um ótimo substituto do Windows.

      Beijos e bom final de semana!

  15. Se não tiveram a oportunidade experimentem vale a pena perder umas 2 horas para baixar e instalar. Eu usava o 9.04, mas me deparei com uma interface interativa ótima. Sem comentar o desempenho que sempre foi bom mas agora parece que está melhor ainda. Estão de parabéns.

    • Olá Rogerio,

      Realmente vale à pena gastar um tempinho instalando e descobrindo o Ubuntu, e a cada versão ele tem ficado melhor.

      Um abraço.

  16. Ubuntu LIXOOO geneciador de pacotes ñ funciona a chega 24h preocurando um programa para executar e nada RESUMINDO LIXOOOOOO so mais Xp e windows 7

    • Olá Andre,

      Tenha paciência, há sempre uma ou outra dificuldade a ser superada no Linux, e no Ubuntu também isso ocorre. Diga o que está acontecendo, para que eu publique no blog uma solução para seu problema.

      Um abraço.

  17. Olá! Sou novo por aqui e no mundo Linux também.
    Instalei o Ubuntu 11.04 e estou gostando, apesar de ter algumas coisas que ainda são ruins, como a incompatibilidade de e-mails hotmail com o Thunderbird, ou esporádicas travadas de sistema. Mas a partir de foruns e guias, estou me saindo bem, exceto por uma coisa: desde uns dois dias pra ca, não consigo acessar o menu de configuração do sistemas. Eu deixei ele como atalho na barra lateral e, ao abrir, ele pisca, mas não abre. No botão de desligar (onde supostamente teria tal atalho) também sumiu, não se encontra lá.. Vc sabe o que pode ser? Alguma maneira de resolver?
    Grato!

    • Olá Marco,

      A dica que tenho dado para quem está tendo problemas com o Unity é apagar a pasta “.gconfd” do diretório home.

      Para ter certeza que de o problema é somente com o seu usuário, crie um novo e veja se para ele aparece a opção procurada.

      Um abraço.

  18. Boa Noite! Atualizei o Ubuntu para 11.04. Gostaria de alterar o Leitor de e-mail (ele vem pre-configurado para Evolution) e não consigo. O item Aplicativos Preferenciais não aceita mudar. Se desinstalo o Evolution, o leitor de e-mail fica em branco e não aceita nova configuração. No 11.04 não é mais possível configurar o e-mail como nas versões anteriores (firefox %u nomeemail@hotmail.com). Obrigado.

    • Olá Edson,

      Na verdade você só conseguirá mudar o programa padrão após instalar um novo – tente instalar o Thunderbird através da Central de Programas do Ubuntu, e depois tente atualizar o programa preferencial de e-mail.

      O comando que você passou deve ser para o Thunderbird, pois o Firefox é o navegador da Mozilla.

      Um abraço.

  19. Olá, instalei a nova versão do ubuntu e gostei muito da nova interfaca, mas tenho uma duvida. Depois que lançarem outra distribuição mais atuaizada, mas se eu quiser posso manter essa versão ou vou ter que atualiza para a nova versão?

    Obrigado.

    • Olá Diego,

      A atualização para uma nova versão não é obrigatória, mas é recomendada por questões de melhorias no Ubuntu e em seus programas.

      Só não se esqueça de manter seu Ubuntu atualizado através do gerenciador de atualizações.

      Um abraço.

  20. Na boa, ficar usando interface antiga, não gostei 🙁

    Quero menu Aplicativos, Locais e Sistema… voltou estaca zero tem que procurar as coisas que já estavam em seu lugar facil.

    Usando console novamente, linha de comando tudo dinovo.. fora que vc entra nos menus e tem mais de 2000 aplicativos para ficar horas procurando que seria bom para vc….

    • Olá Uriel,

      O uso da interface antiga é questão de praticidade – a dica é mais para quem não se acostumou com a interface nova. Porém, no Ubuntu 11.10 já não tem jeito (pelo menos sem esforço, risos).

      Para quem quer tentar se acostumar com a interface nova, o jeito é se acostumar com o novo Dashboard e ir adicionando, aos poucos, os aplicativos no menu lateral esquerdo.

      Um abraço.

  21. Olá a todos !

    Gostaria de dizer que este é o meu primeiro contato com o Linux. Este contato está sendo via Ubuntu 11.04, ao qual criei resistência no primeiro momento, mas estou aos poucos me rendendo.

    Sou cliente Microsoft desde 1990, na era DOS, e passei por todos os sistemas operacionais de Bill Gates desde então. Quero salientar que não sou programador e me enquadro como usuário iniciante no mundo da informática.

    Acho que a ídéia a qual foi concebida o Ubuntu é a mais fantástica….. não é necessário travar uma guerra com a Microsoft, pois devemos reconhecer e grandes portas ela simplificou bastante a interação Homem-Máquina….. então existe uma possibilidade de uso hamorniônico entre o Linux e a Microsoft….

    Meu PC de trabalho é Microsoft pois os sistemas das empresa, os de âmbito gorvernamental e alguns outros que utilizo são para esta plataforma….. e na minha casa, só vou de Ubuntu, e estou me supreendendo cada vez mais….

    Finalizando….. me sinto como uma pessoa que pela primeira vez, passa para o outro lado do Muro de Berlim, e descobre que existe sim um lugar muito bacana para se viver……

    Forte abraço e sucesso ao site !!

    • Olá Vladmir,

      Muito obrigado pelo desejo de sucesso, sem dúvida conseguiremos com leitores sempre participativos como você!

      Fico muito feliz em ler um ponto de vista tão aberto e disposto a mudar, pois infelizmente não são todos que têm um primeiro contato com Linux e permanecem “perserverando” para se acostumar com o sistema. Parabéns por sua atitude.

      Um abraço, e volte sempre!

  22. Não sei como eram as versões anteriores do Ubuntu ou de qualquer outro Linux…… Mas este é o meu primeiro contato com este novo sistema operacional, e acho que a chave para o sucesso que um sistema operacional deve ser que, o sistema tem que ser muito simples de se usar. O sistema tem que ser pensado na forma de que como uma senhora aposentada de 55 Anos ou mais conseguiria usar o sistema….. acho que a Ubuntu e o Linux deveriam ver mais este ponto, quando se trata de instalar novos programas ao sistema, pois a ferramenta “Terminal” é um pesadelo para usuários iniciantes como eu.

    Enterrem este “Terminal” e o sucesso do Linux será maior…. pois como vou instalar um software que vi no Baixaki por exemplo, tendo que abrir aquelas linhas de $ sudo ./instal.sh ???????

    Como um senhor de 50 Anos vai fazer isso ?????? Sistemas podem ser difíceis para fazer, ma devem ser fáceis para operar !!

    • Olá Vladmir,

      Sem dúvida o Ubuntu é a versão de Linux que mais tem se esforçado para tornar mais fácil o contato dos novos usuários. Porém, a filosofia do Linux é bem diferente da filosofia do Windows.

      Um dia o Linux será tão “fácil” de usar como o Windows? Talvez sim, mas será que até lá não teremos tantos problemas quanto o Windows tem?

      Um abraço.

  23. Olá Iuri, tudo bem?

    plugo meu SAMSUNG GALAXY S2 no note (via usb) e o ubuntu 11.04 reconhece o arquivo como DISCO mas não enxerga os arquivos contidos nas diversas pastas. por que??? No windows, aparecia, automaticamente, o nome do meu cel i9100… por que isso
    ?
    abraço

    • Olá Emmanuel, graças a Deus está tudo bem, espero que contigo também.

      Infelizmente não sei responder sua pergunta, pois não possuo um galaxy (celular ou tab). Mas assim que tiver contato com um farei o teste.

      Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *