Skip to content

13 de janeiro de 2011

20

Modelos de Atas de Reunião

Modelo_ata_reuniao

Quem participa de reuniões em seu trabalho já deve ter necessitado elaborar uma ata de reunião – sim, essa função não é somente das secretárias executivas, mas qualquer pessoa que solicitar uma reunião precisará, para oficializar as decisões tomadas em tal reunião, registrar os fatos em uma ata de reunião.

O que muito se procura na net são modelos de atas de reunião: o que deve conter uma ata? Quais os dados? Formatação? Etc. A pesquisa por atas trará um grande resultado, tanto nos números, quanto na variedade dos formatos. Devido a isso o blog Dicas de Tecnologia.com vem facilitar sua vida, indicando alguns modelos bem interessantes desse tipo de documento.

O que deve conter uma ata de reunião?

Como dito antes, na internet surgirão vários textos informando coisas diferentes. O essencial é que a ata tenha: data da reunião, assunto da reunião, lista de participantes e os assuntos discutidos (desenvolvimento da reunião) – isso envolve as conclusões e atribuições de tarefas realizadas.

Também é importante dizer que, sendo um documento oficial, não deverá conter gírias e/ou abreviações, de modo que fique de fácil leitura para qualquer pessoa que necessite ler essa ata.

E o formato?

Verifique primeiramente se a empresa onde trabalha já possui um modelo de ata de reunião – caso possua, possivelmente ele já possuirá espaços para o preenchimento dos dados citados anteriormente. Se não, o melhor formato é aquele que te deixa confortável em ler, além de conter estruturadamente todas as informações relevantes.

E onde posso encontrar modelos bons?

Abaixo vão algumas referências que te auxiliarão a encontrar um bom modelo que se adaptará às suas necessidades:

  1. Atas – MS Office
  2. Atas de reunião – Colégio Web
  3. Modelo de ata de reunião de diretoria – TudoBox.com
  4. Modelo de ata – como secretariar reuniões com efetividade

E você, o que achou dos modelos?

20 Comments Post a comment
  1. Olá, Iúri!

    Que ótima surpresa ter sido levado ao seu novo blog ao clicar em seu comentário no GB!

    Tecnologia é sempre um assunto fascinante, e é ótimo ver nascer blogs como o seu, escritos por autores competentes e que se preocupação com as necessidades de seus leitores. Desejo-lhe todo o sucesso em seu novo desafio!

    Gostei muito deste artigo em particular. As atas de reunião continuarão sendo um item importante por muito tempo, por mais que se defenda a queda na burocratização. Os templates da Microsoft são ótimos!

    Um abraço!

    Responder
    • jan 16 2011

      Olá Adelson,

      Fico feliz que tenha gostado do artigo, e espero que goste do conteúdo do novo blog. A idéia principal é escrever sobre ferramentas para resolução de problemas do cotidiano, e as atas são sempre uma preocupação para quem participa (ou convoca) reuniões.

      E muito obrigado pela consideração, sua presença em meus blogs são sempre um incentivo para a elaboração de novo conteúdo.

      Grande abraço!

      Responder
  2. Anderson
    mai 16 2011

    Parabéns pelo blog, me ajudou muito com meu trabalho na facu…

    Responder
    • mai 29 2011

      Olá Anderson,

      Fico feliz que tenha gostado do blog, ainda mais sabendo que te ajudou com um trabalho da faculdade.

      Um abraço.

      Responder
  3. Isabel A.Siani
    set 25 2011

    Bom dia Iúri,
    Gostei tanto do blog que me cadastrei.Faço parte de entidades filantrópicas e como você sabe em todas as assembléias devemos constituir as atas.
    Também sou coordenadora de um Partido Político, onde a cada encontro se faz necessário formar uma ata, portanto, para mim quanto maior o número de modelos, melhor,principalmente para o Partido, as vezes encontro dificuldades na redação das mesmas.
    Obrigada pela atenção dada ao assunto, expondo-os de maneira profissional e dinâmica.
    Até a próxima,e que Deus o abençõe sempre.

    Bel

    Responder
    • dez 26 2011

      Olá Isabel,

      Fico feliz que tenha gostado dos modelos indicados aqui no blog, são um ótimo ponto de partida para uma ata personalizada.

      Um abraço, e que Deus te abençoe também.

      Responder
  4. Raquel Bratz
    out 27 2011

    Gostei muito de ler sobre atas.
    Faço faculdade de fisioterapia mas para me formar trabalho como auxiliar administrativo, e tive que buscar algo a mais para poder trabalhar gostei do seu blog e sempre estarei visitando pois do ramo em que trabalho não entendo quase nada.

    Responder
    • dez 26 2011

      Olá Raquel,

      Que bom que gostou do blog, volte sempre! Cada leitor que participa colabora com o crescimento do blog :)

      E qualquer dúvida basta escrever.
      Um abraço.

      Responder
  5. Luiza Garcia
    dez 26 2011

    OLÁ !
    Agradeço pois seu site me ajudou nos meus estudos e trabalho. Fico grata com a sua ajuda,muito obrigada e continue assim.
    Bjos Feliz Natal e ano Novo

    Responder
    • dez 26 2011

      Olá Luiza,

      Que bom que o blog ajudou em seus estudos e trabalho, volte sempre, que os assuntos do blog poderão te ajudar com mais ferramentas para o cotidiano.

      Beijos, Feliz Natal (atrasado) e Feliz Ano Novo!

      Responder
  6. Michelle Lucena
    jan 5 2012

    Obrigada por me ajudar… Seu blog me ofereceu mais uma ferramenta que por algum tempo ainda vai ser necessaria… Apesar de toda tecnolçogia… Faço parte de um grupo de Lideres e Professores de Escola Biblica da Igreja Assembleia de Deus em um municipio do estado do Amazonas. Sempre estamos em reunioes e percebi a necessidade de fazer as anotaçoes de tudo que foi explanado e comentado… Desejo a voce um Novo Ano de Conquistas, Sucessos, Vitorias… Cheio de Bençãos sem medida. Fica com Deus!!!

    Responder
  7. FABIO DIETTRICH
    jan 9 2012

    ola Sr. venho por meio desta, pois perdemos nossa ATA de reuniões, e gostaria de fazer um cabeçalho para dar continidade a anteiror, vc teria algum modelo… me mande por email, caso tiver, fico muito agradecido..

    Responder
  8. jeane brasiliano
    jan 28 2012

    Me desculpe, mas não me ajudou, queria um modelo de ata, pois estou estudando rotinas Administrativas.

    Responder
  9. Isabel A. Siani
    fev 14 2012

    Querido Iúri
    Bom dia,
    Retorno ao site para novamente pesquisar modelos de atas, você entende que é preciso diversificar, então, aproveitei para lhe desejar felicidades e agradecer sua amabilidade para com todos (as), Iúri por favor,essa maneira que escrevi acima me referindo a sexo masculino e feminino, está correta?

    Deus o abençõe e ilumine seus caminhos / Bel

    Responder
  10. raquel macedo
    abr 4 2012

    oi boa noite! estou tentando achar uma modelo de ata e pauta para um trabalho de radiologia,nao achei nenhum modelo nesta area vc pode me dar uma dica.obrrigado

    Responder
  11. Joicy Soares Fernandes
    abr 23 2012

    olá!!
    digo por meio desta que ajudaria mais se mostrassem um modelo escrito de uma ata de reunião e seguiríamos o modelo da mesma!
    tenho reuniões e não sei bem como seria o modelo de uma!!! se me enviasse um modelo me ajudaria bastante!! espero que possa me ajudar.
    agradecida!

    Responder
  12. Tenho solução para ganho de eficiência na digitação do conteúdo da ata de reunião, ao invés de digitar a ata, o usuário fala a ata e manda a mídia e nós deviolvemos o arquivo texto no formato que o cliente quiser.
    Abraços

    Responder
  13. cleusa
    jan 29 2013

    Preciso de um modelo de ata pois o presidente da associação faleceu e preciso fazer uma ata para nomear o vice até o término da mesma.mas não como fazer,se puder me ajudar agradeço.

    Responder
  14. Patricia
    abr 23 2013

    Em uma ATA de reunião profissional pode conter o ponto da qual foi discordado.

    Atenciosamente,

    Patricia.

    Responder
  15. Fernando
    fev 4 2014

    O controle de numeração das atas devem seguir crescente juntando as ordinária e extra ordinárias? Ou devemos controlar numerações separadas para as duas?

    Responder

Share your thoughts, post a comment.

(required)
(required)

Note: HTML is allowed. Your email address will never be published.

Subscribe to comments

CommentLuv badge

Notifique-me sobre novos comentários por e-mail. Você também pode inscrever sem comentar.

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.
%d blogueiros curtiram isso: